Dinheiro Limpo para Campanhas Limpas
A sociedade vem exigindo que a política seja exercitada de forma limpa.O Projeto Ficha Limpa é uma demonstração da força popular. Mais de um milhão de brasileiros mobilizados exigiram sua aprovação.
Contudo, é importante avançar mais. É importante que o eleitor possa fiscalizar e saber, antes de votar, de onde vem o dinheiro que os candidatos utilizam nas suas campanhas.
Tenho acompanhado o esforço da Justiça Eleitoral no sentido de fiscalizar as prestações de contas dos candidatos e partidos políticos. Mas, não é na prestação de contas que reside a ilegalidade e a ilicitude.
A corrupção eleitoral reside na movimentação financeira, que disponibiliza dinheiro sujo para a vergonhosa negociação entre candidatos inescrupulosos que repassam tais recursos para "cabos eleitorais", garantindo votos comprados.
Portanto, é indispensável transparência na origem dos recursos de campanha. Os candidatos devem ser obrigados a divulgar, em um site próprio, a ser criado pelo TSE, o valor e a procedência dos recursos de suas respectivas campanhas políticas, semanalmente.
Sim, semanalmente. Para permitir o acompanhamento, pela própria sociedade, da movimentação financeira de cada candidato, em termos do volume de dinheiro e de quem são os doadores.
Dessa forma, o eleitor terá a possibilidade de saber quem está por trás de cada candidato, antes de votar.
Dep. Estadual Glauco PT/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário