segunda-feira, 4 de junho de 2012

Manifesto: A Favor da Cultura para Tod@s em Natal!

Antonino Condorelli e Rodolfo Alves - Idealizadores do movimento #CulturaParaTod@s

Sim: é possível viabilizar espaços públicos e torná-los úteis! A prova disso é a Ansk - Associação natalense de skate que, sem apoio nem patrocínio da iniciativa privada e da própria prefeitura, mantém e utiliza adequadamente os espaços públicos da cidade. 

Quem faz cultura em Natal é um(a) guerreiro(a), pois o incentivo é pouco ou nulo. A falta de vontade política e inteligência dos nossos gestores são notórias. Os interesses defendidos devem ser o da população que carece de opções de lazer, música, arte e cultura no sentido mais amplo da palavra. 

Hoje quem realiza cultura nos bairros é um(a) lutador(a) solitário(a), quem leva a música e as artes cênicas (teatro, dança, circo) aos quatro cantos da cidade merece muito mais que aplausos. 

Sonhamos com uma Natal onde toda praça, parque ou outro espaço público seja lugar de manifestações culturais para tod@s. Esperamos com ansiedade por um projeto aberto ao público recebendo os grandes nomes nacionais e internacionais e também da Música Popular Potiguar. 

Não só Natal, mas, todo o Rio Grande do Norte vive um caos na cultura. Um retrato fiel desse caos é a declaração feita pela atriz potiguar Titina Medeiros “O Rio Grande do Norte está no momento de falência muito grande. O que nos mantém são os editais públicos, e como o grupo já tem uma história a gente consegue sobreviver. Essa coisa de eu estar na Globo bate para o Potiguar como um motivo de orgulho. Eles dizem “pelo menos ela”. 

Natal é uma das cidades brasileiras com maior potencial para usufruir do verão e da praia como momentos e espaços para a cultura, sem falar do potencial encerrado pela data mais explorada do ano: o "Natal". Alguém duvida? Então porque isso tudo não é utilizado adequadamente? 

O movimento #CulturaParaTod@s é amplo, horizontal, espontâneo, não vinculado a qualquer organização nem partido político, sem lideranças e que articula através das redes sociais. Suas reivindicações não se limitam apenas a baixar o preço dos shows: é um movimento que clama por políticas que efetivem a democratização do acesso à cultura em Natal por parte dos nossos governantes. 

@RodolfoAlves84 | Publicitário e Produtor Cultural
Membro do Movimento #CulturaParaTod@s

Nenhum comentário:

Postar um comentário