quarta-feira, 17 de novembro de 2010

“Haverá aumento SIM” – Kalazans Bezerra

Pela primeira vez, abro espaço para um texto do ambientalista Dayvson – Membro do Movimento #AumentoNAO do qual também sou idealizador. O tema é de interesse de todos os Potiguares e esteve em evidencia nas últimas semana.

“Haverá aumento SIM” – Kalazans Bezerra

Hoje, dia 16 de Novembro, fomos convidados para uma reunião na SEMOB. Movimentos Sociais representados pela ONG Mandala e pelo Movimento de Gestão Pública Responsabilidade Ativa, assim como, representantes do Movimento Estudantil pelos DCEs da UFRN e IFRN, com presenças do então Secretário de Mobilidade Urbana, Kalazans Bezerra; Secretário Adjunto de Mobilidade Haroldo Maia e o Secretário da Juventude Bruno Anderson.

Nossa pauta restringiu-se a apresentação do movimento supra-partidário #AumentoNAO #MelhoriasSIM com o seguinte Mote: “Licitação dos Transportes Públicos com Participação Popular da sua concepção até a sua aplicação prática na Sociedade Natalense”. Sub-temas: Unificação do Sistema de Bilhetagem; adequação do plano de Mobilidade Urbana a realidade de Ciclovias; a não derrubada de árvores para a adequação de mobilidade, dentre outras.

Kalazans Bezerra ouviu todas as nossas reivindicações, argüiu bastante sobre a necessidade de uma licitação: explicou que já existe um pré-edital da licitação a nível nacional para o 1° Semestre de 2011; que há um contrato com uma empresa do RJ para realização do Plano de Mobilidade Urbana desde 2008 e ainda, não finalizado; e, que haverão audiências públicas para apresentação dos plano e do edital a sociedade.

O ponto crítico da reunião foi a seguinte pergunta: “Kalazans, haverá aumento?” e a resposta foi clara: “Haverá aumento SIM, independente de tudo isto, o aumento ocorrerá todos os anos assim que observarmos a melhoria da frota” *não em termos qualitativos, apenas quantitativos. E que, é possível, SIM, um aumento das passagens… observando que a SETURN anunciou a entrada de 10 ônibus maiores e com GPS acabei entendendo essa afirmação.

Quanto presença dos Movimentos Sociais e Estudantis desde a concepção até a aplicação do processo licitatório, não houve abertura. Todos os demais pedidos foram colocados como inviáveis. Quanto a assinatura de uma Carta-Compromisso de Micarla perante os Movimentos, Resposta: IMPOSSÍVEL.

Em resposta, fomos bem diretos: “Haverá SIM, também, Movimentos Sociais e Estudantis nas ruas… Não abriremos mão disto”

Diante de tudo isto, convoco e anuncio todos os movimentos sociais aqui presentes e todas as forças estudantis e sindicais insatisfeitos com Sistema Público de Transportes Municipal a aderirem nossa causa.

Quinta-feira, dia 18 de Novembro, as 14h, vamos sair da IFRN em direção a Prefeitura. Estudantes do IFRN, UFRN, Grêmios, Movimentos Sociais e Sindicais, todos juntos em prol do movimento #AumentoNAO.

Dessa vez, convocamos os demais movimentos: #ForaMicarla e #ImpeachmentMicarla para nos mobilizarmos antes deste fatídico aumento.

Espero contar com vocês.

Dayvson – Membro do Movimento #AumentoNAO
Coalização DCEs IFRN, UFRN, ONG Mandala e Responsabilidade Ativa.

Passem adiante a mensagem.

Siga o @Alves__Rodolfo no twitter

Visite a página http://responsabilidadeativa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário