quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Na luta contra o preconceito

Hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência. Segundo dados do Censo 2000, aproximadamente 24,6 milhões de brasileiros, o equivalente a 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. Apesar dos números, os portadores de deficiência continuam sendo vítimas diárias do preconceito e da discriminação.

Para marcar a data, o Fórum Mossoró de Entidades Representativas das Pessoas com Deficiência promove o IX Seminário Temático do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Com o tema “Os direitos da Pessoa com Deficiência à luz da Convenção”, o Seminário proporciona um espaço social, cultural e de mobilização, onde as diferenças são reconhecidas e valorizadas, contribuindo para a sensibilização da sociedade na busca da inclusão e equidade de todos. Além de contribuir para o debate sobre a criação do Estatuto das pessoas com Deficiência e a efetivação e aplicação da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência. É também um instrumento no combate de todas as formas de discriminação e preconceito contra as populações em situação de vulnerabilidade.

O evento, que é aberto ao público, começa hoje com um torneio de basquete em cadeiras de rodas. Às 16h, na Praça de Esportes.

Amanhã, às 15h, no auditório da OAB, será realizada sessão solene da Câmara Municipal, posse do Conselho Municipal e apresentações culturais.

Na sexta-feira, 23, a presidente do CVI/SP, Flavia Maria de Paiva Vital, profere palestra, seguida de mesa-redonda, sobre “Os direitos da Pessoa com Deficiência à luz da Convenção”. Será às 8h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias.

Às 13h30, “Acessibilidade: o direito de ir e vir” é o tema da palestra da Dra. Rebeca Monte Nunes Bezerra. Na sequência, a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência entra em debate.

O evento será encerrado com uma caminhada até a Praça Rodolfo Fernandes (do Pax). Mais informações pelo telefone 9183-0003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário